httjp://www.milonic.com/menuproperties.php  
 

Conheça mais sobre HIPÓCRATES - O PAI DA MEDICINA

   
OO CEDUMED
 
Motores de Busca

OS ESTUDOS DE MEDICINA NOS SÉCULOS XVIII E XIX

Os estudos de medicina em Angola tiveram o seu início no século XVIII, quando, sob orientações da Rainha D.Maria I foi fundado em 1791, o curso superior de Medicina sob a designação de “ Aula de Medicina e Anatomia de Luanda” .

“ Nos termos duma Carta Patente assinada por D. Maria I, foi nomeado aos 24 de Abril de 1789, o médico José Pinto de Azeredo(sic) para as funções de Físico Mor do então Reino de Angola, com a obrigação de curar para além do corpo militar do Reino, os doentes do Hospital e igualmente abrir uma escola de medicina para os que se quisessem empregar no exercício e prática da medicina”. (MANUEL, Carlos- 1997)

Foi proferido então o acto inaugural da Aula de Medicina, a Oração de Sapiência, aos 11 de Setembro de 1791. O curso estava constituído por aulas de Anatomia, Fisiologia, Química, Matéria Médica e Prática de Medicina.

“ Aos 29 de Dezembro de 1836, Lisboa,(...), aprovou e publicou a lei sobre a Instrução Superior nas Províncias Insulares. Essa lei parece ter sido criada em especial para o ensino da Medicina e ordenou a constituição de uma Escola Médico-Cirúrgica... ”. ( MANUEL, Carlos- 1997)

Esta escola leccionaria duas cadeiras. A primeira consistiria em Anatomia, Fisiologia, Operações Cirúrgicas e Arte Obstétrica. A segunda cadeira consistiria em Patologia, Matéria Médica e Terapêutica.

Essa lei regularizava também o quadro orgânico da Escola, o nível académico dos docentes e pessoal auxiliar, regência das cadeiras, salários e autorizava a formação de Farmacêuticos.

Aos 2 de Abril de 1845, a Rainha e o Ministro dos Negócios da Marinha e do Ultramar, assinaram, publicaram e mandaram executar o Plano de Organização e Regulamento do Ensino Médico nas Províncias Portuguesas de África, que de entre outros aspectos, limitava a natureza das intervenções cirúrgicas que os recém cursados poderiam realizar, em virtude da inferior diferenciação profissional dos mesmos.

 

   
Organizações Internacionais
Jornais Médicos
Universidades/ Faculdades
Livros Online
Exercício Académico
O Médico de Port Burton
 
A Abnegação de um Médico
   

FAÇA A SUA PESQUISA

 
Visitantes Ilustres
 
   
Associação dos Estudantes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rua Hoji Ya Henda
Quintalão do Hospital Americo Boavida Rangel Luanda- Angola
Cx. Postal 116
Tel. 923301533- 932507596
Fax.222-387945