httjp://www.milonic.com/menuproperties.php  
 

Conheça mais sobre HIPÓCRATES - O PAI DA MEDICINA

Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED)
   
Prof Mario Fresta(Coordenador)
OO CEDUMED
 
Motores de Busca

Resumo Informativo (actualizado em 2006-02-14)

Identificação
O Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica, abreviadamente designado CEDUMED, é o Centro de Investigação Científica e Pós-Graduação da Universidade Agostinho Neto direccionado para a Educação Médica, integrado na Faculdade de Medicina, criado em final de 2003(1).

Estatuto
O Estatuto do CEDUMED, aprovado desde a sua criação, define a natureza, categoria, autonomia, estrutura, âmbito de intervenção e accountability do Centro.

Em resumo, o CEDUMED intervém na área da Educação Médica (entendida em sentido lato como interessando a formação e educação dos profissionais de saúde) desenvolvendo acções de formação, projectos de pesquisa e prestação de serviços. Sendo organicamente uma unidade da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, o CEDUMED goza de autonomia científica, administrativa e financeira conforme consta no seu Estatuto e está definido no Estatuto da Universidade para a generalidade dos Centros de Investigação Científica e Pós-Graduação. O CEDUMED é accountable ao Decano da Faculdade, ao Reitor da Universidade e às entidades financiadoras.

Organização
O Decano da Faculdade de Medicina, Professor Doutor Cristóvão Simões, superintende toda a actividade do CEDUMED e assegura a sua articulação harmoniosa no quadro do desenvolvimento institucional. O Vice-Decano para Assuntos Científicos, Professor Doutor Albano Ferreira, acompanha mais directamente a actividade do Centro, no âmbito da actividade científica da Faculdade sob jurisdição do Conselho Científico por si presidido.

O CEDUMED tem uma estrutura central permanente relativamente reduzida, funcionando principalmente no quadro de projectos onde são temporariamente agregados os recursos humanos, materiais e financeiros necessários.

O Core Group do CEDUMED , tem a seguinte composição:

- Mário Fresta (Coordenador): Professor Titular de Fisiologia, antigo Vice-Reitor e antigo Reitor em Exercício da Universidade Agostinho Neto;

- Sílvio de Almeida: Professor Titular e Chefe do Departamento de Urologia, antigo Decano da Faculdade de Medicina, actualmente Deputado da Assembleia Nacional;

- Natália do Espírito Santo: Professora Titular e Chefe do Departamento de Psiquiatria, actualmente Vice-Ministra da Saúde;

- Jorge Lima: Professor Titular e Chefe do Departamento de Medicina, antigo Presidente da Comissão Directiva da Faculdade de Medicina;

- Josenando Théophile: Professor Associado de Saúde Pública e Director do Instituto de Controlo e Combate à Tripanossomíase;

- José Carlos dos Santos: Professor Titular de Medicina (Gastroenterologia), antigo Decano da Faculdade de Medicina e antigo Bastonário da Ordem dos Médicos.
É Secretária Administrativa do CEDUMED a Sr.ª Elizabeth Gaspar.

Sinopse do ano 2004/2005
Em 2004/2005 funcionaram 6 projectos descritos sumariamente na próxima secção (tendo cada um o seu próprio Coordenador e Grupo de Trabalho), nomeadamente (1) Curso de Especialização Gestão em Saúde (Opção: Administração Hospitalar); (2) Curso de Mestrado em Educação Médica; (3) Edição da Revista Angolana de Educação Médica; (4) reforço institucional em Bioética e Biodireito; (5) Reforma Curricular do Ensino Médico, (6) Avaliação do Faculdade de Medicina da UAN e do respectivo Curso de Licenciatura em Medicina..

Carteira de Projectos
O CEDUMED desenvolveu até agora o seguinte pacote de acções, em conformidade com a “missão e visão” definidas pela organização em função dos problemas prioritários identificados na área da Educação Médica:

1. Gestão do Curso de Especialização Gestão em Saúde (Opção: Administração Hospitalar) com 630 horas presenciais, encomendado pelo Ministério da Saúde de Angola e leccionado em Luanda pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP), Coordenado pelo Professor Doutor António Correia de Campos (Presidente do Conselho Científico da ENSP), tendo como Coordenador-Adjunto o Prof. Mário Fresta. O curso aprovou 29 formandos em 33 inscritos. A equipa docente envolveu cerca de 40 peritos, incluindo 14 docentes locais para quem o curso funcionou como uma acção de formação de formadores. Financiamento do Governo de Angola e da Fundação Calouste Gulbenkian. Projecto orçamentado em USD 100.000,00 . Situação do Projecto: Concluído. Estão a ser emitidos os Certificados/ Diplomas dos formandos.

2. Concepção e implementação da primeira edição do Mestrado em Educação Médica da UAN, com 24 formandos, que completou a sua parte lectiva temática (12 módulos), com parceria do Mestrado em Educação Médica da Universidade de Lisboa (Clássica), e apoio do ISCED de Luanda e de Professores Metodólogos Cubanos. Financiamento da UAN e da Fundação Calouste Gulbenkian. Projecto orçamentado em USD 239.000,00. Situação do Projecto: 63% de execução (foi concluída a parte lectiva temática modular e todos os formandos apresentaram os respectivos Projectos de Investigação de Mestrado (falta o desenvolvimento dos projectos de pesquisa – durante o período mínimo de 9 meses – e a consequente submissão e defesa pública das dissertações de mestrado).

3. Propriedade e Edição semestral da Revista Angolana de Educação Médica (3 números editados, 4º no prelo). Projecto orçamentado em USD 10.000,00 por número (USD 40.000 para os 4 números). Situação do Projecto: Execução 100%.

4. Direcção do projecto de reforma curricular da formação Médica na UAN (apoio de José Venturelli da McMaster University). Em 2004 foi realizado o Workshop Inicial (em conformidade com os TOR aprovados e retractado no consequente Relatório) que produziu Conclusões e Recomendações e elaborou o Programa e orçamento do projecto. Financiamento da UAN. Projecto orçamentado em USD 257.000,00 para 42 meses de execução. Situação do projecto: Fase inicial, aguarda aprovação superior das propostas apresentadas e financiamento, dado que este projecto é gerido técnica e financeiramente pela Reitoria da UAN.

5. Direcção do Projecto de Reforço Institucional em Bioética e Biodireito. Foi constituído um grupo dinamizador, dois papers publicados, leccionou-se uma acção de formação no Mestrado em Educação Médica (20 horas) e submeteu-se o projecto à instituição. Financiamento da Faculdade de Medicina. Projecto orçamentado em USD 81.500,00 para 12 meses de execução. Situação do Projecto: Fase inicial, aprovado, aguarda financiamento.

6. É contraparte do Gabinete de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto nos termos do Programa de Cooperação entre a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e a Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (FMUAN), com financiamento externo do IPAD (Portugal), tendo nesse quadro preparado o programa de cooperação bilateral plurianual e o processo de avaliação interna e externa da Faculdade de Medicina (UAN). Situação do Projecto: Fase inicial, aprovado, orçamento próprio em revisão.

Programação Imediata (2005/2006)
A actividade do CEDUMED para o futuro imediato obedece às seguintes linhas de força e propósitos:

- Reedição do curso de Gestão em Saúde (Opção: Administração Hospitalar), após revisão e enriquecimento do Programa e edição dum Manual para apoio aos formandos.

- Continuar a edição periódica da Revista Angolana de Educação Médica, adquirir ISBN e indexá-la. Intercâmbio com revistas congéneres estrangeiras.

- Desenvolver os projectos de investigação do Mestrado em Educação Médica (1ª edição).

- Fazer consolidado dos problemas de saúde prioritários em Angola e rever o consequente perfil de saída do licenciado em medicina, tomando em consideração o sistema de saúde e o contexto prevalecente.

- Fazer levantamento das necessidades de formação dos formadores em medicina e elaborar o consequente pacote de acções de formação para 2006.

- Continuar o processo de reforma curricular do ensino médico.

- Desenvolver o reforço em Bioética e Biodireito, incluindo a instalação do Independent Ethics Committee (criado por Despacho do Reitor da UAN) da Faculdade de Medicina e inclusão da disciplina de Bioética e Biodireito no curriculum médico.

- Desenvolver contactos, acordos e acções de colaboração internacional na área da educação médica e da gestão dos recursos humanos em saúde.

- Instalar a página do CEDUMED, integrada no website da Faculdade e da UAN.

- Desenvolver e concluir o processo de avaliação interna e externa da Faculdade de Medicina (UAN) com base nos standards globais da World Federation of Medical Education (WFME), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Associação das Faculdades de Medicina de África (em instalação)

Contactos
O CEDUMED tem os seguintes contactos:

-Sede: Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, Avenida Hoji ya Henda (Hospital Américo Boavida). Luanda, Angola. Caixa Postal: CP 116 – Luanda, Angola. Fax: +(244)222 387945. Website: http://www.fmuan.ao

-Telefones: +(244)923 636805 ou +(244)912 708490

-E-mail: cedumed@fmuan.maxnet.ao

(1) Deliberação N.º 4/CAPSUAC//2003 de 7 de Novembro do Senado Universitário, ao abrigo dos Art.º 12º e 58º do Estatuto Orgânico da Universidade (Decreto-Executivo n.º 60/01 de 5 de Outubro do Ministro da Educação, publicado no Diário da República N.º 46 I série de 5 de Outubro de 2001).

   
Organizações Internacionais
Jornais Médicos
Universidades/ Faculdades
Livros Online
Exercício Académico
O Médico de Port Burton
 
A Abnegação de um Médico
   

FAÇA A SUA PESQUISA

 
Visitantes Ilustres
 
   
Associação dos Estudantes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rua Hoji Ya Henda
Quintalão do Hospital Americo Boavida Rangel Luanda- Angola
Cx. Postal 116
Tel. 923301533- 932507596
Fax.222-387945